terça-feira, 22 de maio de 2012

¡Tequila!

Comemorei meu aniversário num restaurante mexicano E em nome da comemoração,
ganhei do estabelecimento um Tequila Shot


Para quem não conhece:
Recebe-se um pires com sal, uma rodela de limão, e um copo de Tequila. Você deve, nesta ordem: Cheirar o sal, virar de vez a
tequila na calça, e pingar o limão no olho.

...

Não, não é verdade. Mas aqueles que só lêem pedaços de meu texto terão uma surpresa divertida quando forem tomar o Shot.

...

Na verdade, lambe-se o sal, e rapidamente vira a Tequila (para dentro... E pela boca, engolindo-a! Não engula o copo) e enfim, morde o limão.

Eu não sou beberrão nem mesmo especialista nisso, mas observei aqueles ousados malabaristas de itens de cozinha. Imagino que essa tradição foi desenvolvida por solteirões que um dia encontraram-se na situação que tudo o que tinha na geladeira era sal, limão e tequila. E não em quantidade suficiente para fazer uma Margarita.

A tequila no México é o equivalente à cachaça no Brasil. Bebida artesanal, melhor trabalhada para a exportação, vira um dos folclóricos símbolos da pátria-mãe. Suas misturas são internacionalmente conhecidas – A Margarita no México, e a Caipirinha no Brasil. Dito isso, informo que não tenho nada contra a bebida per si.

O "shot" que me intriga.

 Em minha vida boêmia de ir comprar sushi ou Fajitas para viagem e comer sozinho em casa, reparei nos foliões das Tequila Shot's. Tem os que bebem a seco, tem os que vão na opção "limpa a despensa", e acompanha o limão e o sal... ou o bicarbonato de sódio. Existe toda a variação de níveis de praticantes: desde o bogodón, um sujeito barburu com um queixo quadrado e braços grossos como as minhas coxas, que bebe, arrota e mostra como é um talentoso engolidor de alcool e sal, e a mocinha universitária bonitinha e arrumada, estimuladas pelos acompanhantes com segundas intenções, que faz caretas a mil e obriga-se quase a ponto de bala para engolir a água ardente sem cuspir no bratender ou no garção. 

 Todos recebem a mesma saudação. A exata mesma que eu (intermediário entre os dois) tive em meu aniversário - claro que não ia deixar uma prenda gratuita passar sem apreciá-la – Aqueles que o observam aplaudem. Comemoram. Urram seu nome como o de um guerreiro que fez a mais fantástica das façanhas em Valhalha. 

Ocorreu-me: que patético. A loirinha que se cagou toda teve o mesmo prêmio do Bigodón gargarejador de ácido, a despeito de suas performances dispares. O que comemoravam então? A capacidade de deglutir? Vigor para não ficar bêbado demais para morder o limão depois? a capacidade financeira de desembolsar o valor de uma tequila? 

 

Eu vi uma coisa parecida ocorrer com minha pequena Vicky. Eu decidi que tinha de ensiná-la a sentar. Para isso, contei com a ajuda de Bruce, profissional na manobra, treinado no Rio de Janeiro...

... São dois dos meus cães, para quem não entendeu.

 

Eu repetia o gesto e o comando para ela que fazia a Bruce. Quando ele recolhia-se às nádegas, ganhava uma prenda, algo que representava status e encorajamento social positivo. Vicky, no começo, ficava consternada por não receber a mesma prenda do colega. Tentava abocanhar o biscoito, eu a impedia, repetia o gesto e dizia: "senta". Ela, angustiada e confusa, sacudia-se, corria ao redor, olhava com seus olhinhos tristes aquele cruel dono que não a deixava comer o biscouto. E enfim, talvez na "tentativa-e-erro", sentou-se.

 

Eu aplaudi, fiz carinho, e dei a ela a prenda. Ela ficou super-feliz... Garanto que não foi por ter se sentado, e sim pela satisfação social de ganhar afago e guloseimas. Com algumas repetições, a minha cachorrinha aprendeu que se alguém pedir para ela sentar, e ela obedecer, ganha o afago e o biscoito. Até dar a patinha ela aprendeu nessa mesma premissa. 

A tequila não é uma bebida ruim. Mas tomá-la em Shot joga-a na garganta, tirando o paladar da equação. Imagino que tenha pessoas que queiram só ficar bêbados, e esses devem tomar shots sozinhos... Mas o ato de beber com sal e limão não é - pelo menos nas primeiras horas da noite - uma grande proeza de habilidades manuais, e sim uma busca de guloseimas sociais, que é seus amigos e circunstantes comemorar tua coragem de beber em um bar. 

 Será que eu consigo ensinar Vicky a tomar tequila?

Nenhum comentário:

Postar um comentário