quarta-feira, 9 de abril de 2014

"ME CHUTE"

* Nova versão

Um gerente, muito ligado naquelas histórias metafóricas e inspiradoras... Um que provavelmente compartilharia a presente crônica... Decidiu fazer um experimento.

Bem cedo no expediente, ele chamou os seus três supervisores mais imediatos. Entregou a cada um dos três uma placa de cartolina com os garrafais dizeres "me chute". Também deu pedaços de fita adesiva e a instrução de começar a ronda de trabalho passando nas mesas e cubículos de seus subordinados, com a placa afixada em suas costas, como se nada estivesse acontecendo.

Feito isso, ele aguardou. O primeiro supervisor chegou depois de algum tempo, ainda com o cartaz afixado. Então, explicou:

- Passei em todas as estações de trabalho, e todos foram extremamente profissionais, e não se renderam á zombaria.

- Isso é mau. - explicou o gerente. - Isso quer dizer que, por segurança, seus funcionários estariam dispostos a mantê-lo em erro para não sair de sua zona de conforto. Vou recomendar para o seu setor uma avaliação de desempenho e uma longa série de cursos motivacionais.

O subalterno baixou o semblante e sentou-se. Pouco depois, chegou o segundo supervisor, com a placa nas mãos. Tratou de explicar:

- Já no primeiro gabinete o César da Contabilidade me alertou da placa e retirou para mim. Eu até andei um pouco e colei de volta, mas o mesmo se deu nas estações seguintes. Enfim desisti, terminei a ronda e voltei para cá.

- Muito bom! - elogiou o gerente. - Isso quer dizer que seus funcionários estão atentos e prontos a sanar suas falhas em tempo hábil. Vou recomendar você e seu setor a um aumento.

O supervisor sorriu e sentou-se ao lado do colega.

Enfim, o terceiro supervisor chegou. Sua demora era visível. Ele trazia o cartaz ainda pregado ás costas e um sorriso amarelo estampado à face.

- Conte como foi sua ronda. - pediu o gerente.

A última cobaia hesitou, mas enfim confessou:

- Em cada uma das estações de trabalho que passei alguém se levantava e me dava um chute...

Os dois supervisores anteriores olharam com horror e espanto tamanha falta de respeito à poderosa hierarquia da empresa. O gerente, calado e sisudo, limitou-se a apontar a cadeira vaga para o supervisor sentar-se, e enfim, tomou para si sua poderosa poltrona, mais um documento pre-impresso que ele preenchia e assinava.

- Vou explicar agora o motivo deste teste. - fala o gerente. - Ontem à noite recebi a informação que eu fui promovido á presidência da empresa, e poderia nomear o meu substituto gerente... Que iria ganhar meu atual salário, benefícios e prestígios hierárquico.

O gerente estende o contrato para o terceiro supervisor.

- ELE?!? - exclama em uníssono os outros dois. - Mas por que justo ele?!?

E o gerente respondeu:

- Porque a equipe dele obedece ordens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário