segunda-feira, 29 de março de 2010

Manifesto Aquaman

Dentre os mais poderosos do universo há um herói "bucha" obrigatório. Seja porque o poder dele é muito limitado (falar com peixes, respirar debaixo d'água, ou - para não parecer um pega-no-pédo pobre do Aquaman, Encolher e falar com formigas); ou porque ele tenha algum traço de personalidade chato (ou não at all).

O Bucha chega a tomar Owed de personagens SEM PODERES! Mesmo se ele for um plágio descarado do Bátima, deixa claro que é melhor ser plágio da Morcega a ser o Jaqueta Amarela (ou Laranja, no caso do Rei dos Mares).

Existem nos quadrinhos dois tipos de supergrupos: os que nascem como supergrupo e são feitos balanceadamente para isso (como o Quarteto Fantástico e os X-men originais) e os grupos caça-níquieis, que são agrupamentos das editoras de seus personagens mais populares, que estão tão em alta que toleram carregar nas costas um Personagem-bucha, que é incapaz de sobreviver em revista própria (Todas as "não-sei-o-que-lá" da Justiça na DC; Todos os milhares de grupos com "Vingadores" no nome, e absolutamente tudo o que foi feito dos x-men depois da equipe original).

 Da mesma forma que os "heróis bandeirosos" (O Super, o capeitão América)raramente são os favoritos da molecada mas importantes para a continuidade, geralmente cabe ao "bucha" alguma função funções que precisam ser preenchidas num grupo. O favorito neste caso é o "cientista CDF", mas pode ser só o "Dono da mansão/base de operação". Mas até isso é o Bucha se impondo: se olhar bem o supergrupo, um dos não-buchas lá é tão - ou mais - apto a desempenhar esse trabalho que o bucha.

 Então segue um protecionismo editorial para justificar a presença do Bucha na equipe. E para piorar, eles criam tramas só do Bucha para que os demais prestem atenção nele (dar pití, declarar guerra à superfície, bater na esposa, viciar em Tamagochi...). Mas na vida real, estamos falando de um bucha com poderes inúteis, funções substituíveis e ainda por cima Drama Queen que... (oh, meu deus o que deu em mim com tantas expressões em inglês?)

 Era melhor admitir que é bucha. Chegar no personagem banderoso do grupo e dizer "Oi, eu tô na equipe porque sou amigo do Lanterna Verde", fazer seu trabalho de estagiário piadinho, e esperar uma daquelas inevitáveis histórias que ó grupo está para se lascar até perceberem que um encolhedor que fale com formigas é a única salvação. Seria mais digno.

5 comentários:

  1. Sinto o mesmo quando compro uma HQ do Laterna e vem metade das paginas com o "Homem Animal", ou quando compro a revista dos vingadores só pra ver o Thor e ele é o que menos aparece. Acredito que a Panini deve compra o pacotinho da Marvel e da DC... se quer o Laterna leve este mala do Homem-Animal, se quer o Wolverine leve os novos X-men que são rebeldezinhos sem causa (P#$%¨, voce é um X-MEN, voce luta por uma CAUSA).

    ResponderExcluir
  2. ... Os "Rebeldes" são um capítulo à parte!

    Esses supergrupos (quase sempre de adolescentes ou buchas que cansaram seus supergrupos originais) se reúnem do nada e rola um diálogo bastante natural:

    - Oi!
    - Oi!
    - Eu tô irado. Que se reunir e esperar os malfeitores "x" aparecerem?
    - Claro! porque não?

    E então, esperam em um café, com vitrine de vidro. E esta é fragmentada por um carro ou um companheiro a-la "Sexto Power Ranger" arremessado pelos "Malfeitores X".

    De vez em quando um dos buchas pode ver o futuro ou coisa assim e tenta disfarçar a força-a-barra dessa reunião. Mas Invariavelmente todas as histórias a seguir é "O grupo está num parquer numa boa, querendo a paz, e um malfeitor chega para anarquizar". Eles nem sequer chegam a patrulhar as ruas de N.Y. para achar encrenca. basta ligarem o cartaz "Novos x-vingadores da Justiça - em funcionamento" e vilões jogam cidades e bases voadoras em cima deles.

    Eles fariam mais bem para o mundo se afastarem-se todos uns dos outros. Mas todos mesmo! Se ficar aquele casalzinho que seja, os malfeitores sequestram o mais bucha do grupo e forçam todos a se re-reunirem para resgatar o companheiro.

    ResponderExcluir
  3. "Eu gosto do Aquaman, ele pode respirar debaixo d'água e falar com peixes."
    -Jeff Dunham, ventríloquo
    "Oh, grande! Ele têm os mesmo poderes do Bob Esponja!"
    -Melvin, o super herói (um de seus bonecos)

    ResponderExcluir
  4. "Tom Cruise também tem." heuaheauehaehuaheauehaeh

    ResponderExcluir