sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Não repassem este e-mail!


Todo o dia nos últimos 2 anos eu precisei acompanhar o DDSMS – Diálogo Diário de Segurança, Meio-ambiente e Saúde (sim, a sigla é estranha). Eu não gostava porque 90% dos diálogos era sobre o uso de ferramentas pesadas e transporte de cargas e EPI – que não constam de minhas atividades. Os 10% restantes falam de coisas holísticas (que eu odeio com todas as minhas forças), os de descrição de acidentes (e igualmente não são de minha alçada, fora a satisfação sádica dos dialoguistas em mostrar cadáveres, pedaços decepados e queimaduras), uns sociais (no qual eu tive a pachorra de ler “Me Chute” para meu supervisor ), um ou outro sobre segurança no escritório (que pode me afetar, mas são raros) e enfim, os que deveriam ser mais amplos e importantes: Os de saúde.

Falam sobre hábitos alimentares, perigos em abusos de remédios e etc. É muito chato, mas eu vejo um fim social amplo nele. Melhor do que como marretar um túnel de gás, de como virgem com ascendente em gêmeos reage à máquina de cópia, ou virgem após martelar de forma errada um tubo de gás terminando esquartejado e carbonizado.

Mas hoje não resisti: Eles postaram o link abaixo na tela, leram para nós e recomendaram, com reverência papal que seguíssemos:

http://www.saudeintegral.com/artigos/beba-agua-com-o-estomago-vazio.html

Só enfatizando: Os japoneses fazem isso, e cura-se câncer e Diabetes em 180 e 30 dias, só bebendo água pela manhã!

Não havia nenhuma referência médica no texto original (fora que “é prática comum no japão”). Eu, graças ao todo-poderoso Google, acabo de saber que a autoria é de Suzete Barreto, uma [sic] Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Com todo o respeito aos nobres naturopatas, mas não vejo nenhum CRM associado a esses títulos, nem menção a algum instituto médico capaz de corroborar sua afirmação, ou valores estatísticos de monta.

Se bem que para curar câncer com água eu ia querer ver uma carta de canonização!

E claro, no final do texto lido, tinha a instrução “repasse aos amigos”.

NÃO! Por favor NÃO REPASSEM! (Especialmente você, Gama!)

Não repasse a seus amigos quaisquer informações milagrosas que pegue na internet! É extremamente cruel chegar para um paciente com câncer e dizer que os anos de sofrimento nas mãos da quimioterapia são inúteis, e que ele só precisa tomar dois copos de água em jejum! Há pessoas que acreditam nisso! Ou que não acreditariam em seu juízo normal, mas no desespero de ver sua saúde arruinada e vida ameaçada tentam qualquer coisa!

Revoltou-me muito ver esses sites sendo usados como material didático de SMS. A medicina é a profissão daqueles que buscam salvar e qualidade de vida! Há procedimentos necessários para colocar qualquer coisa em prática, mesmo que o copo de água em jejum não seja maléfico per se, mas afirmar que vai curar diabetes em 30 dias e câncer em 6 meses é ofender às pessoas que sofrem dessas mazelas. 

Um comentário: